segunda-feira, 16 de maio de 2011

MOQUECA CAPIXABA

Pensamento do dia:
"Bem aventurados os limpos de coração poque verão a Deus"Mateus 5-8. Bíblia


Não é para gabar não. Mas que nós, capixabas,temos a melhor moqueca é indiscutivel.
Aliás já foi até falado que moqueca é capixaba,o resto é peixada . E vocês  meus amigos de outros estados, tão maravilhosos quanto o meu,  agora,  vão poder saborear essa iguaria deliciosa, porque aí vai a receita.

MOQUECA CAPIXABA.

Ingredientes:

1 1/2 Kg de peixe.(robalo,dentão,badejo,papa-terra,namorado ou xerne ).
Qualquer desses peixes é bom.
3 maços de coentro
1 cebola média
3 dentes de alho
4 tomates
Pimenta malagueta.
3 limões.
Azeite de oliva
Urucum
Óleo de soja ou de algodão
sal fino a gosto.

Como fazer:

Retire as escamas e as víceras do peixe.Corte em postas de 5 cm de largura.
Bom mesmo é compra-lo já limpo e em postas.
Lave bem com suco de limão e deixe descansar em um prato com água e sal fraca.
Soque junto o alho tres rodelas de cebolas,1 maço de coentro picado e sal.Esfregue no fundo da panela de barro com duas colheres de óleo de soja ou algodão e uma de azeite de oliva.Adicione a panela a massa obtida no socador, esfregando-a no fundo da panela.Retire as postas de peixe do prato com água e sal.Vire as postas de um lado para o outro no tempero da panela. Arrume-as de modo que não fiquem umas por cima das outras.Corte o resto do coentro,os tomates e as cebolas e coloque nesta ordem por cima das postas e peixeque estão na panela.Regue com azeite e suco de limão.Deixe descansando por 20 a 60 minutos.
Derreta um pouco de urucum (colorau )em 3 colheres de óleoe um pouco de pimenta malagueta.Na hora de levar ao fogo coloque essa mistura por cima.
Quando começar a ferver verifique o sal.Não ponha água,não vire as postas e cozinhe com a panela bem tampada.Vá verificando o paladar do sal e do limão.Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos.Balance de vez em quando a panela para que as postas não agarrem no fundo.

A pimenta é opcional mas, eu já vou logo adiantando que moqueca sem pimenta não tem graça.

MINHAS MANHAS.

Quando for fazer peixe assado,para evitar que ele grude na assadeira dificultando a sua transferência para uma travessa,forre o fundo da assadeira com rodelas de batatas crua ou cebolas e coloque os peixes por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário